quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Módulo Receptor Utilizando Sensor Touchscreen

Os experimentos realizados até agora me deram bagagem para começar a montagem do primeiro módulo (lembre-se que são 3 módulos distintos). Este módulo tem a função de ligar/desligar as lâmpadas, é conectado ao interruptor e forneçe informações ao Módulo de Controle Principal via wireless. Estou falando do Módulo Receptor !

Em postagens anteriores, mostrei várias possibilidades para esse módulo em questão, uma das versões utilizaria apenas um relé especial (chinês) com receptor RF-433Mhz embutido ligado diretamente na rede 220V, conectado paralelamente ao interruptor comum. No entanto estou tendo dificuldades em decodificar o controle remoto que acompanha esses relés.

Com isso, trabalhei meu primeiro Módulo Receptor integrado ao interruptor touchscreen criado na postagem anterior.

Na verdade, quase todos os componentes deste módulo já foram utilizados nos testes com o interruptor touchscreen e o que fiz agora foi basicamente trocar a placa Arduíno Uno por um Arduíno Pro Mini e acrescentar um módulo wireless ao conjunto, além de compactar tudo em uma placa de circuito impresso.

Uma visão geral do Módulo Receptor e sua integração direta via cabo com os demais meios externos é mais ou menos assim:

Módulo Receptor e suas integrações













Para elaborar a placa de circuito impresso, utilizei o próprio Fritzing, software que já comentei antes neste blog e que também venho utilizando para desenhar os esquemas de montagem:


Módulo Receptor: esquema de montagem (visão protoboard)



















Na biblioteca do Fritzing não encontrei todos os componentes necessários para o desenho, então substituí por outros parecidos, já que eu não estava disposto a criá-los, como por exemplo, esse receptor RF-433Mhz com 8 pinos, o que eu tenho possui apenas 4 (e mais 1 para antena caso prefira), então deixei os outros 4 pinos do desenho sem uso e ignorei na hora de imprimir a placa. Para mim o importante era constar os pinos do circuito nas posições e quantidades corretas.

Para quem ainda não usou o Fritzing eu explico: Ele gera três visões do esquema, uma é a que foi mostrada anteriormente, que chama-se "protoboard", as outras duas são "esquemático" e "PCB" (Printed Circuit Board). Essas visões são alternadas apenas clicando nos seus repectivos botões, mas as coisas nem sempre são tão fáceis quanto parece, foi preciso eu mexer bastante na visão gerada porque haviam muitos barramentos passando por cima do outro e o auto roteamento desses barramentos considerou por padrão um circuito de dupla face (eu queria circuito impresso apenas em um dos lados), então levei um tempinho bem considerável para chegar a esse resultado final abaixo:

Módulo Receptor: esquema de montagem (visão PCB)




















Veja que existem alguns pinos fora da placa, esses são aqueles quatro pinos do receptor que desconsiderei (conforme falei ainda há pouco).

Exportando a visão PCB para PDF (também existe essa opção), pude imprimir a placa de circuito impresso em papel para utilizá-la como molde durante sua confecção:

Módulo Receptor: PCB impressa


Quando exportamos para PDF, são geradas várias páginas com visões diferentes do mesmo circuito. A que utilizei representava a face de baixo espelhada (os barramentos ficam embaixo e os componentes em cima da placa).

Em seguida, chequei se os pontos estavam conforme planejado:

Análise da distribuição dos componentes ao longo da placa impressa




















Percebi que pela localização dos componentes, ainda seria possível reduzir o tamanho da placa, então reduzi distâncias entre os barramentos e a impressão final ficou assim:


Componentes que compõem o Módulo Receptor

























Pela comparação com o tamanho da moeda, pode-se ter uma idéia do tamanho da placa. Ela deve ser o menor possível porque ficará embutida na parede juntamente com o relé e a fonte de alimentação de energia.

Encerrada toda a fase de projeto, começei a parte prática, então a lista de itens para a construção do Módulo Receptor ficou assim:
  • Resistores 300 ohms
  • Resistores 5M ohms (1M2, 10M, isso depende, falei na postagem anterior).
  • Capacitores 100pF
  • Placa Arduíno Pró Mini
  • Receptor RF-433Mhz
  • Placa de circuito impresso

Para construir a placa de circuito impresso foi preciso os seguintes materiais:

Material para construção da placa de circuito impresso

















  • Placa de fenolite face simples
  • Percloreto de ferro
  • Lixa fina
  • Cortador de placa
  • Furador de placa
  • Caneta de ponta porosa
  • Régua

Felizmente para simplificar a procura, parte desses materiais podem ser comprados em kits prontos nas lojas especializadas em eletrônica a um preço camarada, o meu kit custou aproximadamente R$ 25,00 e ainda ganhei luvas de látex de brinde. 

Existem maneiras diferentes de criar uma placa de circuito impresso, pesquisando na internet você vai encontrar vasto conteúdo sobre esse assunto. Considero o método que utilizei o mais simples e atendeu suficientemente bem à minha necessidade. Os passos foram os seguintes:

1.Primeiro fiz a impressão da PCB numa impressora jato de tinta (foto mostrada anteriormente), em seguida, recortei e colei essa impressão em cima da placa de fenolite utilizando fita adesiva.


PCB impressa em papel e colado em placa de fenolite

















2.Perfurei todos os pontos utilizando a furadeira que veio no kit.

Furando os pontos marcados na PCB

















3.Após perfurar todos os orifícios, retirei o papel impresso da placa de fenolite. Desconsiderei alguns pontos desenhados referente aos pinos do Arduíno porque não serão utilizados, assim evitei maior quantidade de pontos de solda e abri caminho para os barramentos passarem.

Retirando o molde de papel após furar todos os pontos

















4.Em seguida, raspei a placa com palha de aço e utilizando uma caneta de ponta porosa (também veio no kit), desenhei os barramentos unindo todos os pontos, lembrando de pintar as bordas desses pontos em círculos.

Desenhando os barramentos





















Você pode utilizar régua para traçar as linhas com mais precisão, mas deve prestar bastante atenção para não traçar com falhas, caso contrário o barramento poderá não cumprir sua função.

Barramento feito com caneta de ponta porosa


























5.Após todos os barramentos desenhados, preparei a solução de percloreto de ferro (também vem no kit, inclusive com as instruções de preparo) e mergulhei a placa nela por aproximadamente 20 minutos. 

Solução de Percloreto de Ferro corroendo a PCB




















A solução corroeu toda área de cobre que não estava protegida pela tinta da caneta, deixando apenas os barramentos.

Placa após corrosão do cobre





















6.Concluída a corrosão, esfreguei os barramentos com uma palha de aço, retirando a tinta da caneta e deixando exposto o barramento em cobre, dando forma final da placa de circuito impresso.

Resultado da placa após retirar a tinta do barramento


















7.Cortei as bordas da placa para deixá-la no tamanho certo utilizando o cortador que também veio no kit.

Cortando a PCB no tamanho ideal



8.E finalmente soldei os componentes, concluindo a fabricação do primeiro Módulo Receptor do meu projeto de automação residencial (em termos de hardware).


Placa de circuito impreso do módulo ligada ao interruptor touchscreen


Esta placa ainda poderia sofrer uma segunda redução de tamanho, mas antes mesmo de fazer isso, fiquei insatisfeito com o alcance do receptor RF-433Mhz integrado nela.
Já percebeu que fiz besteira ? Fui "desgostar" de um componente depois da placa pronta, isso é ruim, não faça isso em casa, primeiro teste seus componentes individualmente e tenha certeza de que serão eles os escolhidos antes de criar uma placa para acomodá-lo.

Para substituir o receptor RF-433Mhz por outro componente de melhor alcance, segui mais uma vez as dicas do meu amigo +José Antonio Leal de Farias (Jalf) e passei a utilizar um transceiver NRF24l01 2.4Ghz:

Módulo NRF24L01 2.4Ghz















Além do alcance, uma outra vantagem é que, por ser um transceiver, posso utilizar esse componente para consultar o Módulo Receptor e saber o estado dos interruptores, ou seja, além de enviar comandos, recebo informações pois os transceivers se comportam como transmissor e receptor ao mesmo tempo.

Justificada e motivada a utilização do NRF24l01, começei tudo de novo, desde a elaboração do esquema da PCB até sua confecção final, pelo fato deste transceiver utilizar pinos específicos do Arduíno.

Para não ser repetitivo, basta dizer que refiz todos os passos explicados anteriormente, chegando a seguinte placa:

PCB do Módulo Receptor em nova versão

















 Após soldagem dos componentes e feita a fiação com o interruptor touchscreen, o resultado foi esse:


PCB do Módulo Receptor conectada aos componentes externos



















Módulo Receptor acondicionado dentro de uma patola
























Coloquei tudo dentro de uma patola de 52 x 85 x 123 mm (altura x largura x comprimento) e percebi que vai ser um grande desafio reduzir o módulo inteiro de forma que caiba dentro de uma caixa padrão de interruptor (4x2). Por enquanto vou utilizar essa versão que pode ser "feiamente" mantida na parte externa da parede, até que me venha mais inspiração.

Em termos de software, refatorei o código do Módulo Receptor de modo que possa interagir com o notebook (que por enquanto faz o papel do Módulo de Controle Principal), utilizando o transceiver como meio de comunicação. 
Implementei funções para ligar/desligar lâmpadas remotamente, bem como configurar a sensibilidade dos interruptores em relação ao toque do dedo. Caso você tenha interesse no código, se inscreva informando seu e-mail no formulário do final desta postagem. Não disponibilizei aqui porque está ficando muito longo e iria ocupar espaço desnecessariamente.

Enfim, os dois vídeos abaixo mostram o resultado final. O primeiro com um teste da ligação remota das lâmpadas e o segundo com a configuração da sensibilidade dos interruptores.

Vídeo - Ligando/Desligando lâmpadas utilizando o notebook

















Perceba que um dos interruptores ainda está sensível demais, o que me levou ao teste seguinte,  mostrado logo abaixo.


Vídeo - Configurando a sensibilidade do interruptor touchscreen



















Os próximos passos em relação ao Módulo Receptor será tentar reduzí-lo de tamanho. Também tentarei fazer uma versão diferente, conectado a interruptores comuns (caso eu consiga decodificar o controle remoto dos relés que recebi), o que der melhores resultados será o meu escolhido. Antes disso, vou me concentrar no Módulo de Controle Principal.
(Atualizado em 23/11/2016) - Hoje em dia, um módulo interessante de ser explorado nesses projetos é o ESP8266, ele é pequeno, pode fazer a comunicação wifi entre os vários pontos da casa e seu preço é bem mais em conta que muitos outros módulos wifi encontrados no mercado. E mais, é possível utilizá-lo sem o Arduíno, programando os controles necessários diretamente nele como se fosse um Arduíno. Irei montar uma versão desse projeto utilizando ele muito em breve.

Receba grátis todos os códigos-fontes se inscrevendo em nosso canal




25 comentários:

  1. Como vc fixou o vidro na caixa 4x2? procurei no ebay, la o que segura o vidro na placa sao uns conectores, acredito que seja do sensor e dos leds, mas no seu nao vi como o vidro se fixa na caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Weber. Obrigado pela visita. A conexão do vidro nessa caixa de acrílico mostrada nas fotos/videos foi feita utilizando fita dupla face espuma, ela grudou bem. Já na caixa 4x2 fixada na parede eu ainda não testei se funciona, mas espero verificar em breve.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta.
      Uma forma eficiente de fixar, ali vc esta usando uma bateria de 9v para alimentar todo o sistema, poderia colocar um fonte de 127v-12v? o problema seria o espaco, mas isso a gente sempre pensa em algo para reduzir..

      Excluir
    3. Weber. O espaço é realmente um problema. Mas já existem fontes 220v-12v (ou 110v-12v) bastante pequenas, mais precisamente quase do mesmo tamanho de um Arduíno pro-mini. Comprei algumas delas e espero em breve publicar um exemplo. O problema que enfrento é a necessidade de puxar um fio NEUTRO para juntamente com o FASE, compor a alimentação dessa fonte, já que nas minhas caixas de interruptores só chegam FASE e RETORNO.

      Excluir
    4. Vc mora em "apertamento"? em uma antiga casa minha, tbm tive esse problema, eu comprei fios verde e preto, acho que 8 mts de cada, na parede tinha um verde que fazia o retorno para a lampada, desliguei ele, amarrei o verde e preto na ponta do verde que estava na parede, fui no forro e puxei, saiu os dois la em cima e terminei a instalacao. Mas no meu caso era apenas para ligar uma tomada que fazia muita falta no interruptor do banheiro. Estou finalizando um projeto para mostrar em uma tela de 5" toda a planta baixa da casa e vc toca em um "comodo" da tela e a luz acende, integrei com meu cel para testar em uma maquete, ficou legal, agora esta complicado de terminar por falta de tempo, minha esposa acha que vou por fogo na casa toda vez que me ve perto de uma tomada. kkkk. O complicado desse seu projeto são as tomadas, a gente capricha no interruptor, mas morre nas tomadas, que tem que ser desse padrao que nao tem muito pra onde fugir, vc ja pensou nisso?

      Excluir
    5. Weber. Engraçado como esses problemas são comuns a todos nós. O primeiro grande desafio é convencer a esposa de que aquilo vai melhorar a vida dela. Dado esse imenso passo, prometido que vai limpar toda a sujeira que fizer na casa/apartamento, aí sim podemos tocar prá frente as demais tarefas, inclusive o puxa-puxa dos fios como você falou. Realmente o interruptor não se adequa onde é necessário ter uma tomada em conjunto por causa do vidro. Ainda não parei prá pensar numa solução para esses casos, por enquanto só interruptores sem tomadas, mas creio que uma boa conversa com um vidraçeiro inteligente gere boas idéias sobre esse assunto.

      Excluir
  2. Cara gostei muito do seu projeto (sinceramente foi o primeiro que entendi tudo o estava a ser explicado) e gostaria que vc continua-se com ele e se possível me passe o código para tentar reproduzir na minha casa desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Guilherme. Fico feliz com sua visita e muito obrigado pelo feedback, me sinto feliz em puder ajudar. Estarei te enviando quando voce me informar o seu e-mail. Em breve continuarei com novas postagens. Abraço.

      Excluir
    3. O meu e-mail é guilherme.roberti30@gmail.com estou na espera de resposta e de novas potages, e se possível informa-se seu e-mail para dar sugestoens tirar duvidas etc. obrigado

      Excluir
    4. Ok Guilherme, acabei de enviar. Abraço.

      Excluir
    5. obrigado, vou tentar fazer um sistema de varias cachinhas dessas se comunicando com uma central (com fio ou sem) as cachinhas enviam o estado da(s) Lampada(s) ex: L11(lampada 1 ligada) ou L10(lampada 1 desligada) dai a central informa numa pagina da web que a lampada do quarto esta ligada (L11) e com uma opção de desligar ela e se estivese desligada com uma opção de ligar

      Excluir
  3. ola primeiramente parabens otimo projeto vc poderia mim enviar o codigo, email- franciscosouza83@hotmail.com desde de ja agradeco, abraco fica com deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo, obrigado pela visita ao blog. Eu atualizei a página com um link para download. Boa sorte nos projetos: https://www.dropbox.com/sh/ww04iaha70zcfkw/AAD_zbFpSxGEFTUiAt6bjgeda?dl=0

      Excluir
  4. Helio.. Parabens pelo Otimo trabalho e por compartilhar seus conhecimentos. Posta pra gente ou me manda no email lesley.virtual@gmail.com
    o codigo do transmissor..(arduino mestre)...VLW...

    ResponderExcluir
  5. Olá Hélio, parabéns pelo projeto muito bom e prático, e muito legal da sua parte de disponibiliza-lo. Estou parado no projeto há alguns meses, por falta de tempo, estou retomando agora e gostaria de saber como você fez para fixar o vidro na parede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique. Usei fita adesiva dupla face. Não segurou muito tempo e não procurei outra alternativa. De qualquer forma, como falei nas postagens, o espaço para acondicionar o aparato eletrônico dentro da caixa era muito pequeno e eu não segui adiante por falta de tempo nesse projeto.

      Excluir
  6. Olá boa tarde Helio teria como disponibilizar a parte do transmissor que voce demonstra no video? o 2.4 que voce aciona pela serial ou pode me enviar no e-mail?? não achei no exemplo que voce disponibilizou apenas o receptor não o transmissor.

    medegodoi@hotmail.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente ainda não cheguei a implementar o módulo transmissor devido a outros projetos. Mas vou te enviar alguns direcionamentos para que você tenha de onde partir. Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Ok fico no aguardo, ainda não entendo sobre esses modulos 2.4 mas de podesse enviar o mesmo do exemplo pra mim seguir o mesmo do video para acionar pela serial como base agradeceria muito!

      Obrigado

      Moisés

      medegodoi@hotmail.com

      Excluir
  7. Helio boa noite não conseguiu enviar os arquivos ?? Não chegou nada...

    Aguardo!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Helio, tudo bem?

    Muito bom seu tuto...

    Gostaria de saber sobre a utilização do interruptor touch... Vc ta utilizando ele? Deu algum problema de instabilidade? Ta funcionando blzinha até hj? Você recomenda?

    No momento estou apanhando para conseguir fazer funcionar o módulo NRF24l01 com o Arduíno nano. Vc teve alguma dificuldade?

    To tentando enviar sinal do estado do interruptor pra uma central, da mesma forma que vc fez...

    Tentei usar a Wemos mini mas ela não funciona com a biblioteca CapacitiveSensor....

    Abraço e obrigado por compartilhar suas experiências com a comunidade, ajuda bastante!!

    Jullierme Barros
    julliermebarros@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Julierme, desculpe a demora e obrigado pelo feedback. Respondendo suas perguntas, não coloquei pra funcionar porque minha intenção era não precisar modificar nada na parede e nesse caso, juntando arduino com relé e sensores ainda tendo que alimentar com alguma fonte de energia acabou ocupando espaço demais, impossível de embutir. Mas agora acredito que seja possível com as novidades que surgiram nos últimos meses. Em breve estarei fazendo novos projetos e postando por aqui. Abraço.

      Excluir
    2. Olá Helio, sem problemas! Volte com os projetos mesmo, faz bem pra saúde :)

      Excluir