terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Interruptor Touchscreen Caseiro

Não custa lembrar que em tópicos anteriores eu consegui decodificar controles remotos e também simular estes controles utilizando uma placa arduíno conectada ao meu notebook. 
Agora estou fazendo um interruptor. Você pode até perguntar:  Onde é que está a automatização residencial ? Eu te respondo que está em cada postagem publicada até agora. Eu quero automatizar meu apartamento atacando cada problema separadamente, aprendi muito isso desenvolvendo softwares. No final, quando eu unir todas essas experiências, terei material e "know-how" suficiente para a montagem definitiva dos três módulos responsáveis por essa automatização (Módulo Receptor, Módulo de Controle Secundário e Módulo de Controle Principal). Portanto, tudo o que eu publicar estará mirando o objetivo principal do projeto.

Agora falando sobre o interruptor...

O meu amigo +José Antonio Leal de Farias (Jalf), que também está implementando um projeto de automação residencial, havia me dado algumas dicas, uma delas foi o endereço de um blog, o Crepúsculo Tecnológico, que ensina como fazer um interruptor "touchscreen" em casa (simula uma tela touch).

A idéia central é baseada no condutividade elétrica do corpo humano. Utilizando a biblioteca CapSense, uma simples folha de alumínio se transforma em um dispositivo capaz de "sentir" o toque (ou aproximação) do seu dedo.

Como funciona o sensor (Fonte: Arduíno Playground)




















Refletindo sobre o assunto, imaginei algumas vantagens:

1.Não precisaria esperar interruptor importado da China;
2.Agregaria mais conhecimento sobre tecnologias Arduíno;
3.Seria feito ao meu gosto (customizável);
4.Mais "inteligência" que o interruptor importado (falarei daqui a pouco);
5.Mais próximo da proposta de "faça você mesmo" (reduz custos);

Com base nessas informações, resolvi fazer uma versão modificada desse referido interruptor, reforçando que a versão original é mérito do Crepúsculo Tecnológico.

Primeira modificação: Fiz o interruptor com dois botões, com o objetivo de utilizar em uma área do apartamento onde precisarei acender/apagar duas lâmpadas.

Segunda modificação: Utilizei "módulo relé" ao invés de simplesmente "relé". O módulo relé já vem com os demais componentes montados em uma pequena placa (resistores, diodos, transistores, etc.) e continua sendo um componente muito barato (máximo U$ 4,00 um módulo com 2 canais).

Importante:  Nas postagens anteriores sempre chamei o "módulo relé" pelo nome "relé", mas na verdade eu sempre vou utilizar módulo relé em todo o projeto, com receptor RF embarcado ou não, com alimentação direta em 220V ou não, mas sempre módulos com o circuito já montado. Isso quer dizer que onde eu estiver falando "relé", leia-se "módulo relé".

Terceira modificação: Fiz os valores que indicam a sensibilidade dos interruptores serem lidos/gravados na EEPROM da placa arduíno, assim eles poderão ser calibrados no próprio tablet. A calibração será muito importante porque esses valores de sensibilidade mudam bastante à medida que modificamos variáveis como fonte de alimentação, tamanho do sensor, tamanho dos fios. Tudo o que eu não quero é ter que arrancar um interruptor da parede para modificar o código-fonte, simplesmente porque a placa não está "sentindo" o toque para ligar/desligar a lâmpada.


Inteligência Extra

Uma vantagem de fazer o próprio interruptor é que posso acrescentar mais componentes, dando a ele mais "inteligência", como por exemplo, sempre que alguém ligá-lo utilizando o método tradicional (apertando o botão com o dedo), pode ser enviado um sinal para que o Módulo de Controle Principal tome conhecimento, com isso, eu poderei verificar se esqueci alguma lâmpada ligada simplesmente olhando para a interface da aplicação no tablet.
Quer outro exemplo ? Eu poderia utilizar no tablet uma funcionalidade de desligamento automático de todas as lâmpadas em determinado horário ou condições.
Quero implementar essa capacidade extra no momento oportuno, por enquanto estou deixando somente com o básico, o que já é um grande feito.


1.MONTAGEM DOS SENSORES

Agora sim, colocando as mãos na massa, vou relatar toda a experiência que tive mostrando as fases de montagem dos sensores e dos interruptores e todos os testes realizados.

1.1.Material para construção do sensor

  • Placa Arduíno
  • Protoboard
  • Resistores 1M2 ohms (ou maiores)
  • Folha de alumínio (encontrada em latas de leite, Nescau, etc.)
  • Fios jumpers


1.2.Esquema com um único sensor

Esquema de montagem de um sensor simples


 























O esquema é simples:
  • Pino 4: Envia sinal
  • Pino 2: Recebe (Sensor)
  • Ligando os dois pinos: Resistor de 1M2 ohms
  • Folha de alumínio conectada ao receptor
Fiz testes com vários resistores, de 1M a 10M ohms e no meu caso, os melhores resultados foram obtidos com resistores de 1.2M, portanto é bom que você também faça seus próprios testes e verifique o que melhor agradar. Ainda não foi um resultado definitivo porque pretendo utilizar capacitores (20 pF até 400 pF) ligados ao sensor para obter leituras mais estáveis, conforme é sugerido no site do  Arduino Playground (Capsense)


1.3.Fotos da montagem com um único sensor

Fotografia da montagem pronta






1.4.Código dos testes com um único sensor

Com base nos valores lidos, que se apresentavam entre a faixa de 200 a 400 sem toque, e acima de 1.000 quando eu tocava, fiz um pequeno sketch de teste que imprimia na saída serial as frases "LAMPADA LIGADA" e "LAMPADA DESLIGADA" sempre que eu tocava no sensor, simulando um interruptor. 


#include <CapacitiveSensor.h>
 
//Resistor ligando os pinos 4 e 2 (sender=4, receiver=2)
CapacitiveSensor   sensor = CapacitiveSensor(4,2);

int SENSIBILIDADE = 900; //Frontreira que defini entre tocar ou nao
bool ligado = 0; //Indica se a lampada esta ligada ou nao
int total = 0; //Valor colhido pelo pino receptor
void setup()  {
    Serial.begin(9600); //Saida serial
}

void loop()                  
{

    long total =  sensor.capacitiveSensor(30); //Le valor no pino receptor

    //Verifica se valor lido eh maior ou nao que a fronteira definida
    if (total > SENSIBILIDADE) {
         ligado = !ligado;
         if (ligado)
             Serial.println("LAMPADA LIGADA");
         else
             Serial.println("LAMPADA DESLIGADA");

          //Delay que simula o tempo de mudar intensidade do led no interruptor         
         for (int i=255; i>1; i--) {
             delay(5);
          }
    }                    
}


(Receba gratuitamente nossos códigos-fontes se inscrevendo no formulário no final dessa postagem)


1.5.Vídeos dos testes com um único sensor

A leitura dos dados ao tocar o dedo diretamente na folha de alumínio mostrou-se bastante sensível. Os valores baixinhos deram saltos bem perceptíveis, o que favorecia a diferenciação entre "toque" e "não toque". Quando utilizei a superfície de vidro de 4mm em cima da folha de alumínio, percebi uma queda drástica da sensibilidade, mesmo assim, ainda obtive resultados satisfatórios. O tamanho da folha de alumínio desse teste era bem maior que a folha utilizada nos interruptores depois de pronto, logo essa sensibilidade ainda cairia mais.



Rodando o código modificado, que mostrei ainda há pouco, consegui simular um interruptor como pode ser verificado no vídeo abaixo:




1.6.Esquema com dois sensores e um módulo relé de dois canais

Esquema com dois sensores e um módulo relé de dois canais






















Após ter confirmado a eficácia do sensor, resolvi fazer mais próximo da minha realidade, acrescentando ao circuito mais um sensor e um módulo relé de dois canais, de modo que poderia ser possível controlar duas lâmpadas.

O esquema ficou:
  • Pino 4: Envia sinal
  • Pino 2: Recebe (Sensor 1)
  • Pino 8: Recebe (Sensor 2)
  • Ligando os três pinos: Resistores de 1M2 ohms
  • Folha de alumínio conectada ao pino 2 e outra ao pino 8
  • Relé conectado na placa (gnd->gnd, vcc->5v, in1->pino 11, in2->pino 10)


1.7.Fotos da montagem com dois sensores e um módulo relé

































1.8.Código dos testes com dois sensores e um módulo relé

#include <CapacitiveSensor.h>

CapacitiveSensor   sensor1 = CapacitiveSensor(4,2);       
CapacitiveSensor   sensor2 = CapacitiveSensor(4,8);


int SENSIBILIDADE = 900;
int LAMPADA_1 = 13;
int LAMPADA_2 = 12;
bool ligado1 = 0;
bool ligado2 = 0;
int total = 0;

void setup(){
   pinMode(LAMPADA_1, OUTPUT);
   pinMode(LAMPADA_2, OUTPUT);
   digitalWrite(LAMPADA_1,HIGH);
   digitalWrite(LAMPADA_2,HIGH);
}

void loop() {


    long total1 =  sensor1.capacitiveSensor(30);
    long total2 =  sensor2.capacitiveSensor(30);

   
    if (total1 > SENSIBILIDADE) {
      ligado1 = !ligado1;
      if (ligado1)
        digitalWrite(LAMPADA_1,LOW);
      else
        digitalWrite(LAMPADA_1,HIGH);
      delay(2000);
    }
    if (total2 > SENSIBILIDADE) {
      ligado2 = !ligado2;
      if (ligado2)
        digitalWrite(LAMPADA_2,LOW);
      else
        digitalWrite(LAMPADA_2,HIGH);
      delay(2000);
    } 
   
}



1.9.Vídeo dos testes com dois sensores e um módulo relé






2.MONTAGEM DOS INTERRUPTORES

Com o sensor funcionando, entrei no passo seguinte, que a princípio achei ser o mais simples, no entanto me deu muita dor de cabeça. Cortar papel "contact" fazendo círculos não é a minha praia, ainda mais quando não se encontra compasso de corte no mercado. 

2.1.Material

  • Placa de vidro fumê
  • Leds de alto brilho
  • Folha de alumínio (encontrada em latas de leite, Nescau, etc.)
  • Papel contact preto
  • Tampa de desodorante (ou qualquer substituto para cobrir os leds)





















2.2.Construção

É evidente que aqui não tenho muito o que mostrar porque envolve um processo bem pequeno e o material praticamente já estava pronto, mas a experiência vivenciada acaba por ser um aprendizado interessante. O Crepúsculo Tecnológico tem mais informações, site de onde praticamente retirei 100% do que foi feito aqui.

Inicialmente imaginei que utilizando vidro transparente com papel contact branco seria mais adequado para a minha parede branca (imagem acima), mas infelizmente não deu certo porque ao colar o papel contact, a cor não ficou, digamos, um branco neve, pareceu um branco gelo, uma cor que não ficou bem ao meu gosto, sem contar que poderia transparecer o interior do interruptor ao acender os leds, então abortei essa idéia, passando então a utilizar o vidro fumê com papel contact preto.

Para produzir as placas de vidro eu levei uma capinha branca dessas de interruptores que não são usadas, para uma vidraçaria próxima de casa e pedi para cortarem várias plaquinhas com as mesmas dimensões. Cada plaquinha me custou R$ 3,00, muito barato. O papel contact eu encontrei em papelarias comuns.

Para cortar os círculos representando os interruptores, demorei mas encontrei um compasso de corte, que me fez perder muito papel, pois o compasso sempre deslizava em cima do vidro e daí o circulo ficava com imperfeições. Para resolver esse problema, coloquei uns pedaços de fita adesiva no centro do círculo para segurar a perna do compasso e mantê-lo parado.







3.MONTAGEM FINAL

Depois do sensor e dos interruptores prontos, fiz a junção dos dois e acrescentei vários outros componentes para me ajudar nos testes finais.
Acrescentei algumas novidades no circuito,  tais como potenciômetros e pushbuttons, que não serão componentes definitivos, serviram apenas para me ajudar na configuração da sensibilidade e gravação na EEPROM da placa. Essas ações de calibragem da sensibilidade, como já falei antes, será funcionalidade a ser implementada de forma definitiva via tablet.
Circuito completo do interruptor touchscreen

















Os testes com leitura/gravação da sensibilidade consistia em girar o potenciômetro e à medida que girava, seus valores de resistência aumentavam ou diminuíam, semelhante ao volume de um aparelho de som. Ao apertar o pushbutton, esse valor era gravado na EEPROM e o interruptor buscava esses valores para saber o limite que existia entre o tocar e o não tocar de tela.

Abaixo segue vídeo com esse teste:




E para o teste final, fiz uma instalação elétrica para testes com lâmpadas reais, afinal ainda não era o momento de instalar na parede.
Nunca é demais falar que essa minha gambiarra elétrica teve que ser utilizada com muito cuidado porque estou falando de 220V de corrente alternada e descuidos podem ter consequências desastrosas.

Montagem final do interruptor touchscreen
























Abaixo um vídeo mostrando meu teste final:



Não se assuste com tanta coisa para ser colocada por trás de  um interruptor, na verdade quase tudo o que você está vendo será substituído quando chegar o momento de fixar na parede, por exemplo, não utilizarei protoboard, farei minha própria placa de circuito impresso (mostrarei isso) em dimensões muito menores. Também será substituído o Arduíno Uno por um Pro Mini. Metade desses fios sumirão e componentes extras utilizados apenas nos testes também serão retirados (potenciômetros, push button e resistores).

Para melhorar a qualidade na leitura dos dados dos sensores, acrescentei dois transistores de 100pF em cada um deles e isso me trouxe bons resultados.




















E por fim, para não estender essa postagem que já está longa, vou te dispensar de ver o código final e caso queira analizá-lo, melhorá-lo, estudá-lo, enfim, utilizá-lo para qualquer fim, me avise nos comentários.

Em breve, mais novidades, ainda tem muita coisa pela frente...

(Atualizado em 23/11/2016) - Hoje em dia, um módulo interessante de ser explorado nesses projetos é o ESP8266, ele é pequeno, pode fazer a comunicação wifi entre os vários pontos da casa e seu preço é bem mais em conta que muitos outros módulos wifi encontrados no mercado. E mais, é possível utilizá-lo sem o Arduíno, programando os controles necessários diretamente nele como se fosse um Arduíno. Faremos um versão de nossos trabalhos utilizando ele muito em breve

Receba grátis todos os códigos-fontes se inscrevendo em nosso canal

129 comentários:

  1. Amigo eu fiz como está no seu seu poster, mas axei algo estranho quando encosta em qualquer lugar do viro a luz acende...

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduarlei. Significa que a sensibilidade está muito alta. Se você está utilizando esse pequeno código que mostrei no blog, vá diminuindo o valor dessa constante SENSIBILIDADE e testando novamente, até que o comportamento fique satisfatório. Por isso em outras postagens modifiquei o código para que essa sensibilidade fosse modificada externamente (via notebook, futuramente via tablet).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quando falo via notebook, quero dizer via sinal wireless.

      Excluir
    2. Olá Helio, boa noite.
      Excelente projeto e iniciativa do tutorial.

      Será que terias como me enviar o código mais atualizado pelo e-mail: edufig85@gmail.com ou duduu85@hotmail.com

      Fiz aqui, ainda apanhando um pouco com a sensibilidade, mas tá indo!

      Grato!

      Excluir
    3. Boa noite helio.to querebdo melhorar essa ideia fazendo ele receber codigo rf enviado por uma central feita com arduino.oq vc acha vc algo a respeito vamos trocar umas ideias

      Excluir
  3. Olá Helio

    Seria possível você disponibilizar o código com as alterações que já realizou e o modelo da placa de circuito impresso, já faz um tempo que estou procurando um projeto de interruptor co arduino e o seu foi o melhor explicou, meu email é mgaspar23@gmail.com desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, desculpe a demora. Claro que dá. Estou te enviando agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helio

      Seria possível você disponibilizar o código com as alterações que já realizou e o modelo da placa de circuito impresso.email rudyrodrigues2@gmail.com

      Excluir
    2. Olá Rudy. Acabei de enviar. Boa sorte. Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. consegue me enviar as modificações, curti muito, obrigado =)
    E-mail: contato@nilsinho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Nilsinho. Estarei enviando hoje. Abraço.

      Excluir
    2. olá helio Bom dia!
      Poderia me encaminhar via email o código com as modificações por favor?
      segue email? pedro.bernardes0@gmail.com

      Excluir
    3. meu amigo poderia me enviar o condigo com aas modificaçoes pfv
      lucas_x2008@hotmail.com Obrigado

      Excluir
  6. Tudo bem Hélio? Você poderia me enviar o código com as modificações e o modelo da placa circuito impresso.
    robsonalmeida_eng@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Helio, meus parabéns, o que você foi magistral, sua didática pra explicar também muito boa. Me ajudou bastante e agora vou economizar uma boa grana e principalmente tempo. Se você tiver como mandar o código final para o meu email agradeceria bastante. Segue: eng.renanareas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R. Cruz, muito obrigado pela visita ao blog e pelas palavras. Fico feliz em poder ajudar. Ainda não existe um código final, até porque ainda não concluí tudo o que quero neste projeto, mas tenho um código para fins didáticos que pode ser melhorado. Estou te enviando nesse momento. Abraço.

      Excluir
  8. Olá Helio muito bom seu blog e ficou bem explicado, se puder me envie o código com as modificações dodo.ivi@gmail.com
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog Donovan e agradeço o feedback. Estou enviando agora.

      Excluir
  9. Olá HelioSeria Possível disponibilizar Você. ou código que JÁ com alterações como OE realizou modelo dá Impresso placa de circuito?

    Obrigado e parabéns pelo post, há previsão de publicação de melhorias a curto prazo, tais como a possibilidade de alterar a sensibilidade via wireless?

    youringo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pinilla. Não entendi direito mas vou tentar responder suas perguntas: O código eu estarei te enviando hoje. O desenho da placa de circuito impresso eu fiz utilizando o software Fritzing, nas minhas postagens explica sobre isso. Há previsão de melhorias a curto prazo sim, em breve estarei publicando. Muito obrigado pela visita.

      Excluir
  10. Ola novamente,

    Eu ter feito a troca, mas eu tenho um problema. O sensor funciona bem, mas se o cabo do sensor esta muito perto dos fios de LED (GND ou 5V) faz leituras erradas e as vezes ativa sozinho.

    O problema e que todos os cabos tem que ir juntos na mesma caixa, ha alguma maneira de corrigir este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pinilla.
      Para melhorar as leituras do sensor é recomendável adicionar capacitores ao conjunto. Em minhas últimas postagens (janeiro/2014) eu utilizo eles. Outra coisa, você não vai conseguir se livrar 100% das interferências, a idéia é que você veja que valores são assumidos com essas interferências e deixe como indicador de toque valores superiores a eles.

      Excluir
  11. Seria possível você disponibilizar o código com as alterações que já realizou e o modelo da placa de circuito impresso, já faz um tempo que estou procurando um projeto de interruptor co arduino e o seu foi o melhor explicou, meu email é allisson853@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allison, desculpe a demora, acabou "passando batido" tua postagem e só estou percebendo agora que não te respondi. A placa de circuito impresso foi feita por mim mesmo, comprei daquelas placas que virgens que vem totalmente cobreadas e o processo de fazê-las você pode encontrar aqui mesmo no blog. Estou enviando o código por email. Muito obrigado pela visita.

      Excluir
  12. Helio se possivel envie-me as modificações feitas: rafael.291098@gmail.com
    E parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael. Na verdade não há modificações ainda, o que eu tenho é um código-exemplo dos testes que fiz até agora. O projeto ainda não evoluiu e estou aguardando um tempo mais tranquilo para caminhar mais. Estou te enviando o código-exemplo. Muito obrigado pela visita ao blog. Abraço.

      Excluir
  13. Hélio, estou precisando da sua ajuda. Quero colocar o interruptor com fios, por dentro da tubulação da casa, porém, não está dando muito certo. Quando aumento o fio do sensor, até a um metro de distância (no ar) ele funciona, mas maior que isso ou encostado no chão ou na parede, não funciona. O que você acha que pode ser feito? Eu queria colocar na minha casa toda, porém, usar um arduino, um módulo transmissor e uma bateria ou fonte para cada apagador, acabaria aumentando bastante o custo. Se conseguisse fazer através de fios, ficaria bem viável.
    Desde já agradeço pela atenção e o excelente trabalho que desenvolveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Windsor. Poderia detalhar mais ? Não entendi por que o fio do sensor é tão grande se o Arduíno que vai receber o sinal fica dentro do interruptor.

      Excluir
    2. Tenho uma central de automação aqui em casa, onde utilizo apenas um arduino UNO. Eu queria enviar o sinal do touch para esse arduino, mas de uma forma barata, para que eu pudesse colocar na casa toda, andei dando uma olhada, e se fizesse o sensor e utilizasse os fios ao invés de transmissão a rádio, ficaria mais em conta. Mas, os problemas são esses que te falei, com o fio grande suspenso, chega a um determinado comprimento e não funciona, quando esse fio tem contato com o chão ou a parede, ai que não funciona mesmo.

      Excluir
    3. Agora entendi Windsor. Realmente utilizando esse princípio mostrado no blog, com um fio grande demais seria inviável. Eu desconheço um plano B para esse caso, mas os componentes utilizados nos exemplos tem um custo baixíssimo, desde que não comprados no Brasil (infelizmente).

      Excluir
    4. Obrigado pela atenção, Hélio. Infelizmente tive que abrir mão desse projeto. Abração.

      Excluir
  14. Olá Helio me manda por favor o código vlw...marcosbm26@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos. Encaminhei para marcosbm26@yahoo.com.br. Por favor dá uma checada. Abraço e obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  15. Seria possível você disponibilizar o código com as alterações que já realizou e o modelo da placa de circuito impresso? meu email é bernardo@fakstel.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola, gostei muito do seu projeto, gostaria que me enviasse as alterações, a placa de circuito impresso e se tiver também informações adicionais. Obg!
    lima.gabriele95@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriele. Obrigado pela visita ao blog. Estarei enviando ainda hoje. Abraço.

      Excluir
  17. Amiho Helio, não recebi seu e-mail ou fou para span, poderia mandar novamente:
    Seria possível você disponibilizar o código com as alterações que já realizou e o modelo da placa de circuito impresso? meu email é bernardo@fakstel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vou enviar novamente, caso não receba, me passe outro endereço de e-mail. Abraço.

      Excluir
  18. outra coisa Helio, qual fonte voce usou para converter de 110 ou 220 para 5v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode encontrar uma variedade de fontes, inclusive algumas bem compactas na AliExpress. Por exemplo, essa fonte aqui: http://www.aliexpress.com/item/AC-85-265V-to-DC-12V-1A-5V-1A-Dual-output-Power-Module-Supply-for-DIY/1365235298.html

      Excluir
  19. Helio, meu nome é Bruno e acabei de comentar mas acho que não foi, e se foi desculpa por mandar de novo.

    primeiramente parabéns pelo blog, é incrível. e esse post nem se fala, fiquei alucinado..rs

    já fiz testes satisfatórios, mas como você disse que tem um código novo eu gostaria de saber se poderia me enviar. outra coisa, seria fácil eu colocar dois leds como indicador, um azul pra quando a lampada estiver acesa e um vermelho pra quando ela estiver apagada?

    meu email: brunopilon2811@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, muito obrigado pela visita ao blog. Desculpe a demora em te responder, ultimamente ando muito ocupado em um outro trabalho de automação que espero um dia publicar por aqui. A respeito de utilizar dois leds (um azul e um vermelho), é possível, mas você teria que fazer um círculo maior que o mostrado aqui no blog. É que por trás do vidro, o led fica no meio do círculo, coberto por algum objeto que faça a luz clarear apenas na região desse círculo, então, se você coloca dois leds, o objeto deve ser suficientemente grande para caber todos os dois, consequentemente o tamanho do círculo também. Você também pode ver a possibilidade de colocar um led RGB. Sobre o código, te enviarei hoje por e-mail.

      Excluir
  20. Parabéns pelo projeto Helio,

    Poderia me encaminhar seu projeto, se ainda estiver com ele...
    Tenho um Arduino Mega e um Pro Mini e a diferença nas leituras entre eles e absurda... Simplesmente o Arduino Pro Mini não funciona quando o sensor esta colado no vidro, não consigo fazer leituras, o mesmo só funciona quando toco diretamente no alumínio. Já no Mega o mesmo sensor com o mesmo resistor funciona lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington, se você ainda não tiver usado transistores, experimente com eles, faz uma diferença boa nessa questão de sensibilidade. Por favor me informe o e-mail para onde devo enviar. Muito obrigado pela visita ao blog. Abraço. Helio.

      Excluir
  21. Parabéns pelo tutorial ficou bem explicadinho.. terminei meu projeto também.. porém não ficou do jeito que gostaria.. vou tentar com o transistor como citou.. espero que melhore.. poderia me enviar os arquivos (codigos, Circuito)
    alanvieirag@hotmail.com

    Obrigado! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan. Obrigado pelo feedback. Estou te enviando agora. Abraço.

      Excluir
  22. Olá, estou com um projeto bem parecido com o seu, inclusive eu tambem tinha me baseado no blog do crepusculo. Hoje estou com um pequeno impecilho que e fazer 2 interruptores desse em paralelo e saber quando a lampada esta ligada/desligada. Poderia me enviar o seu codigo exemplo para compara-lo com o meu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RoG1N. Muito obrigado pela visita ao blog. Depois nos dê os resultados do seu projeto. Estou te enviando agora. Abraço.

      Excluir
    2. RoG1N, por um momento achei que tinha seu e-mail. Preciso saber o endereço de e-mail para onde devo enviar. Abraço.

      Excluir
    3. Enviado! Mais uma vez obrigado.

      Excluir
  23. Ola Hélio tudo bem, gostei muito do seu projeto, gostaria que me enviasse as alterações, a placa de circuito impresso e se tiver também informações adicionais. muito obrigado
    rtquarenta@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo. Enviei no dia seguinte, acredito que tenha recebido. Estou apenas publicando no blog para não confundir com pedidos novos porque acabei esquecendo de liberar a publicação. Obrigado pela visita. Forte abraço.

      Excluir
  24. Parabéns excelente projeto! Pode me passar o código? everton.efdsilva@gmail.com quero tentar montar tbm... Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Olá Everton. Muito obrigado pelo feedback. Estou enviando para seu e-mail agora. Boa sorte no projeto! Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo projeto. gostaria que me enviasse as alterações, a placa de circuito impresso e se tiver algumas informações adicionais. Uma duvida é como vou colocar na parede? renanmessala@gmail.com. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan. Muito obrigado pela visita. Acabei de te enviar os códigos!
      Agora, colocar tudo dentro da parede é exatamente o desafio final desse projeto. Tive que pausar devido outras atividades mas tão logo eu reveja, será minha primeira tarefa. Perceba que dentro da parede, nessa caixa comum de interruptor que temos aqui no Brasil, precisa-se colocar arduíno+fonte de alimentação+transceiver+leds+relés, ou seja, muita coisa precisa ser "encolhida" e não é fácil. Além disso, ainda temos o problema de puxar o cabo neutro para alimentar o circuito nas caixas onde existem apenas o fase e o retorno da lâmpada. Enfim, são muitos desafios!

      Excluir
  27. Bom dia! parabéns pelo projeto, esta tudo bem detalhado muito bacana mesmo!!! poderia me enviar o código. Desde já agradeço!!! heliofeemdeus@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigado pelo feedback e visita ao blog. Acabei de enviar o código. Abraço.

      Excluir
  28. Helio boa noite, preciso desenvolver um projeto de automação para a minha residência. Vc poderia me enviar um email para que eu te explique com mais detalhes?
    webermaia86@gmail.com
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Weber. Valeu pela visita. Te enviei um e-mail direto. Estou à disposição. Abraço.

      Excluir
  29. Ola, amigo gostei muito do projeto, mas nao consegui fazer a parte da luminosidade do led, poderia me passar o codigo no email, rubinhok2@hotmail.com, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigado Rubinho. Desculpe a demora. O led fica conectado em um pino analógico e eu vou incrementando o nível de sinal pelo código. Estou encaminhando, voce vai entender quando vê-lo. Abraço.

      Excluir
  30. Ola!! parabéns pelo seu projeto,bem consegui fazer com um sensor vendo o outro site,mas sempre quis colocar mais de um sensor no vidro.Bem com seu projeto acho que consigo,mas adoraria um empurrãozinho! kkk, podeira me fornecer o código atualizado e o esquemático de como usou os capacitores, e se puder uma dica de como usar o Eprom para gravar..ainda n sei usá-lo! Bem se puder ajudar agradeço, Email: JWFS_nick_3101@hotmail.com E mais uma vez parabéns,n vejo a hora de colar sensor na casa toda! ...kkkkk Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, esse troço é viciante mesmo. rsrsrs.
      Estou te encaminhando o código, por ele você vai ver como usa a EEPROM, mas te adianto que é bem simples, até na IDE de programação Arduíno já existem código-exemplo para mexer com ela. Estou te encaminhando o código e um esquema. Abraço, muito obrigado e desculpe a demora.

      Excluir
  31. Helio!valeu mesmo, vai me ajudar muito! fico aguardando o código e o esquemático! Quando eu terminar o projeto mando fotos!Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou querer ver mesmo! Boa sorte no projeto. Acabei de enviar. Abraço.

      Excluir
    2. olá helio Bom dia!
      Poderia me encaminhar via email o código com as modificações por favor?
      deivideluan25@gmail.com

      Excluir
    3. Boa tarde Deivide, disponibilizei hoje na própria página um link para download, dessa forma minha ausência não vai atrapalhar: https://www.dropbox.com/sh/ww04iaha70zcfkw/AAD_zbFpSxGEFTUiAt6bjgeda?dl=0

      Excluir
  32. Boa tarde! gostaria de saber se consegue tirar minhas duvidas! to tentando adicionar uma melodia com o touch mas n consigo adicionar a biblioteca..no programa do meu Arduíno conta que a biblioteca n existe mesmo eu baixando no Zip... a biblioteca é "pitches.h" no zip mostra as notas, o Arduíno acha ele no libraries,mas na hora de funcionar nada! tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia William, desculpe a demora.Sempre que vou utilizar uma biblioteca eu descompacto e coloco a pasta descompactada na pasta "libraries" do Arduino.

      Excluir
  33. Parabéns Hélio, gostei muito do trabalho desenvolvido, poderia me enviar alterações feitas? Obrigado.
    jr_gundel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, excelente projeto. Estou tentando fazer o mesmo porém hoje comprei um vidro fumê e achei ele muito transparente, mal da pra ver o rosto nele. Gostaria de saber se o seu é assim também? Qual modelo do seu vidro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lucas, muito obrigado. Fui na vidraçaria e com um molde das dimensões pedi para cortarem vidros transparentes comuns, mas não sei te dizer exatamente que tipo era, falei apenas que deveriam ser "finos". A primeira vez comprei fumê mas depois percebi que o círculo por onde a luz passa precisava ser mais transparente, então resolvi comprar transparente mesmo e usar esses plásticos aderentes escuros para deixar escuro todo o resto.

      Excluir
  35. Olá Helio por favor me mande o código e e o modelo da placa circuito impresso.
    Obrigado.
    jr_gundel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. se possível também o esquemático kkkk
    Obrigado.
    jr_gundel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Helio, estou desenvolvendo um projeto de automação residencial, e a sua didática de ensino é muito boa, está me ajudando muito, gostaria de saber se tem como você me enviar o código que usou para gravar a sensibilidade na EEPROM, e também o código final, gostaria de me aprofundar nessa parte de desenvolvimento com arduino. E-mail:julio-junior1@hotmai.com.

    ResponderExcluir
  38. Olá, muito bom o projeto e a explicação.
    Você poderia mandar o código final e o esquema para eu olhar.
    Quero montar um do mesmo estilo, mas controlar a intensidade da lampada com um dimmer.
    Muito obrigado.
    Alain Narr
    alain_narr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alain. Muito Obrigado. Hoje disponibilizei aqui na própria página o código-exemplo e o desenho da placa para download, também fica interessante usar dimmer para controlar a intensidade da lâmpada: https://www.dropbox.com/sh/ww04iaha70zcfkw/AAD_zbFpSxGEFTUiAt6bjgeda?dl=0

      Excluir
  39. Olá Hélio. Excelente projeto e iniciativa de fazer o tutorial.

    Terias como me enviar o código mais atualziado que tens, para meu e-mail?

    edufig85@gmail.com ou duduu85@hotmail.com

    Apanhando um pouco no ajuste da sensibilidade, mas tá indo.

    Obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo. Muito obrigado. Em virtude da grande procura, disponibilizei aqui na própria página um link para download: https://www.dropbox.com/sh/ww04iaha70zcfkw/AAD_zbFpSxGEFTUiAt6bjgeda?dl=0

      Excluir
  40. Cara, parabéns pelo projeto, estava procurando algo assim a um tempo para fazer em casa, teria como enviar no meu e-mail o código para um e dois sensores com as alterações?
    raghunathafaria@gmail.com

    Mais uma vez, parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita, ragho. Acabei de alterar esta página e disponibilizei um link para download. Boa sorte: https://www.dropbox.com/sh/ww04iaha70zcfkw/AAD_zbFpSxGEFTUiAt6bjgeda?dl=0

      Excluir
  41. ola helio parabens pelo trabalho, tem como vc mandar o codigo no meu email desde de ja agradeco, email: franciscosouza83@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá R Souza, primeiramente desculpe-me pela demora, agradeço pela visita. Antes eu estava enviando por e-mail, mas devido aos inúmeros pedido fiquei preocupado em não atender a todos, por isso agora disponibilizei um link no próprio blog. Dê uma checada nas postagens que você vai ver no artigo um link para download. Abraço.

      Excluir
  42. boa tarde,gostei demais do seu projeto,esta de parabéns!
    gostaria de saber,quer informação arduino manda no pino 4?? depois que passa no resistor quer informação ele recebi? não entendi muito bem...

    att
    Hugo Vilas Boas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo. Obrigado pela visita. O pino 4 manda pulso elétrico para o outro pino receber. No meio do caminho, tem o resistor e o toque humano para interferir, daí a interpretação de que "apertou" ou não o botão. Essa idéia é baseada no projeto CapSense conforme descrevi. Mais detalhes em http://playground.arduino.cc//Main/CapacitiveSensor?from=Main.CapSense

      Excluir
  43. Boa noite, muito massa essa idéia, ja testou fazer 3 ou mais botões no mesmo espelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kyle. Com dois botões já ocupa espaço demais para caber dentro da caixa, com três a aventura seria maior. :-) Obrigado!

      Excluir
  44. Amigo tudo bem? Adorei seu projeto ...e mtu bem explicado e eficiente ...parabéns pelo projeto ..gostaria de pedir por gentileza o código atualizado pra estudar ...? Sou novo em arduino e gostaria mtu de estudar com seu Fonte? Desde já mtu obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. email:rafinha_conceicao@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá Rafinha. Já deixei o link aqui nesta página para baixar diretamente. Dá uma olhada no finalzinho da página. Muito obrigado.

      Excluir
  45. Meu e-mail : rafinha_conceicao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Adorei a montagem, por isso gostaria de montá-lo.
    Minha mãe tem uma descarga que nunca fica boa, quando vi sua montagem, pensei, substituir o acionador manual por este projeto.
    De que forma, um interruptor para o número um, onde o gasto de água seria menor, o outro interruptor para o número dois, onde irá esvaziar a caixa, uma válvula selenóide para o controlar o enchimento da caixa, um sensor de nível de água, para quando estiver cheia, um carregador de litium, com uma bateria de 6v, que são utilizadas em motos de brinquedo e um servo motor para o acionamento da válvula.
    O sistema seria carregado durante à noite.
    Será que é possível ?
    O que mudo no seu projeto?
    Pode enviar o código?
    chiclete.skol@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chiclete. Primeiramente obrigado pela visita. Desse projeto você aproveita pouca coisa, apenas alguns princípios, já que você vai precisar incluir códigos para o sensor de nível de água e para controlar servo motor, mas tudo o que você falou é possível sim. O código está disponível para download em um link que disponibilizei no fim desta página, antes dos comentários.

      Excluir
  48. Parabéns pelo projeto.
    Alguém poderia me explicar como fazer este cod da pulso ao tocar

    ResponderExcluir
  49. Oi boa noite ótimo projeto gostei muito tem como me enviar o código.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, eu deixei um link para baixar o código do projeto aí mesmo na página. Fiz isso porque não estava dando conta de enviar e atender um por um. Agradeço a todos pelos elogios e pelo interesse, não imaginei que teria tanta gente adepta. Muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Adorei excelente !!!
    Pode me enviar o código ?
    julio.cesar.infor@gmail.com
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o link para download do código já se encontra no finalzinho da postagem.

      Excluir
  52. Caro Helio, bom dia, gostei muito do seu projeto. Seria possível vc me enviar a última versão do código e da placa! Abs. Paulopegado01@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Caro Hélio, bom dia,
    Primeiramente que lhe comprimentar pelo projeto, parabéns, muito legal.Por gentileza, seria possível me enviar a última versão do código e da placa de circuito impresso? Grato,
    PP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, desculpe a demora em responder. Dá uma olhada aqui mesmo no blog que eu deixei um link para download no final da postagem.

      Excluir
  54. Parabéns amigo, projeto muito legal. Você colocou um módulo Nrf24l01? Se colocou, como fez para ligar no arduino pro mini, pois ele trabalha com 3.3v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arduino pro-mini que usei tinha pino com saida de 3.3v.

      Excluir
  55. Boa tarde, poderia me enviar o seu último código deste projeto e a placa tbm?? leandrochamiso@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leandro, logo acima nesse mesma postagem estão os links para download.

      Excluir
  56. Boa tarde. Gostaria de saber se poderia me mandar o código completo, gostei muito do projeto e quero montar em casa.
    gabriel_lck@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  57. Hey, can you help me? I made this project with esp-8266. (wemos d1 mini)

    And it doesn't switch throw the glass, just when i directly touch the foil. I tried 1, 10, 20, 50 megOhm transistors, but same issue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Konf, thanks for visiting my blog. So, Im not making esp8266 projects yet, but next month Im going to do some capacitive sensor tests using ESP8266 (with TTP223 capacitive sensor). Did you try your tests (using the foil) with less resistence ? 100K, 200K (esp8266 works with less voltage, 3.3V).

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Yes, i tried... But only got back -2 error. So now i make capacitive sensor with arduino pro mini and use serial connection (softwareserial) to esp, beacuse i want webserver to my project too :D

      Ps: I just changed my name in blogger :D

      Excluir
  58. cara mt bom velho...vc se garante :) gostaria de pedir o codigo se possivel mandar para meu email italo_werner@hotmail.com

    obg por compartilhar seus conhecimentos helio...vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradeço o comentário. Sobre o código, deixei um link para download sempre no final das postagens.

      Excluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Ola pessoal,

    Nos meus testes notei que o projeto quanto liga uma luz que tenha reator (uma lâmpada fluorescente ), o interruptor começa a ligar e desligar sem parar, até que se reinicie ele. Alguém passou por essa questão como resolver?

    ResponderExcluir
  61. ainda possui o codigo deste projeto? pode me passar? gaardenal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Helio,comprei alguns sensores de toq do modelo TTP223B e estou querendo liga lo em fita de lede com bateria.Mas a fita é 12v e o sensor 5v . poderia me dar alguma explicação sobre. não tenho nenhum conhecimento eletronico. muito ob

    ResponderExcluir
  63. Olá Hélio, parabéns pelo projeto, tem como compartilhar o sketch com potenciômetros, push button e resistores e também o projeto final. Meu e-mail: eliaspereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Hélio... parabéns pelo projeto, sou iniciante na parte de eletrônica, portanto, gostaria de receber as descrições dos materiais utilizados incluindo o último código de vc tiver... desde já agradeço e mais uma vez deixo o meu parabéns a sua publicação.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite.. achei muito bem explicado. Parabéns! Vc poderia encaminhar o codcód para que eu podesse estudalo . Obrigado. Email josiasmaceda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde, qual a cola que você utilizou para fixar o sensor de alumínio?

    ResponderExcluir