quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Boas Vindas

Se você faz parte daquele grupo de pessoas que está sempre procurando brincar com eletrônica e desenvolvimento de software, seja bem-vindo, aqui você vai encontrar alguns desses brinquedos e junto comigo vai fazer um modesto projeto de automação residencial.

O resultado não vai ser um projeto inovador de automação residencial, não vai ser um produto para colocar no mercado e ganhar dinheiro com isso (mas se você ganhar eu aceito comissão). Aqui você não estará fazendo um curso de eletrônica, arduíno ou de desenvolvimento de software.

O objetivo principal deste blog é mostrar como é possível automatizar sua própria residência, gastando pouco dinheiro e ainda se divertindo com isso.

O que me motivou nesse projeto, além da curiosidade, foi descobrir que automação residencial está se tornando um nicho crescente no mercado brasileiro e que nos últimos 4 anos subiu 300%. Descobri também que pequenas empresas desse segmento já conseguem faturar 1 milhão de reais ao ano e que existem pessoas dispostas a pagar de 10 mil a 30 mil reais para automatizar sua residência (Calma ! lembre-se que nossa solução é caseira e modesta).

Confesso que não naveguei muito para descobrir essas estatísticas, a notícia completa pode ser encontrada neste endereço abaixo:
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/05/empresa-fatura-r-1-milhao-com-servicos-de-automacao-residencial.html

Se você pesquisar "automação residencial" no Google vai encontrar outros casos de sucesso e muita informação sobre esse assunto.

 À medida em que o projeto evoluir, vou publicando neste blog, sempre tendo o cuidado em separar as páginas por assuntos distintos. Então, mãos à obra...






3 comentários:

  1. Quero fazer isso no apartamento que acabei de comprar, vou receber provavelmente no final do ano que vem (dezembro/2016). Sou programador, mais estou começando com eletrônica e Arduíno agora, se você pode me dar dicas e ajudar vou ficar grato! Obrigado, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pedroh, bem vindo ao time então. O que precisar pode contar comigo, estou trabalhando com pouca frequência no Arduíno devido ao tempo, mas pretendo voltar a mexer com mais afinco. Tem muito blog interessante na internet, manda bala no google com a palavra Arduíno, eu não tenho um site em especial, olho todos eles, mas dá uma olhada no felipeflop.com.br e no labdegaragem.com que são ótimos.

      Excluir
  2. ola pedro,
    Sou entusiasta do arduino e vi o seu blog.

    percebi que você não terminou o projeto, ou se o fez não o publicou na integra.

    gostaria muito de ve-lo completo. você possui o resto do projeto implementado?

    ResponderExcluir